segunda-feira, 8 de setembro de 2008

IV CONGRESSO BRASILEIRO DE EQUOTERAPIA/I CONGRESSO LATINOAMERICANO DE EQUOTERAPIA

O IV Congresso Brasileiro de Equoterapia e I Congresso Latino-Americano de Equoterapia se realizou em Curitiba entre os dia 2 e 5 de Setembro, na Universidade Positivo - Unicemp. Convidados pela Associação Nacional de Equoterapia - ANDE BRASIL, vieram a Curitiba aproximadamente de 600 profissionais de vários Estados do Brasil, do Chile, Argentina, Uruguai, para ouvir/apresentar palestras e intercambiar experiencias sobre terapias e reabilitação utilizando o cavalo como facilitador.


Curitiba, capital do Estado do Paraná, foi escolhida como sede do evento em virtude do esforço do Senador Flávio Arns que aqui desenvolve um persistente trabalho em favor dos deficientes.




Para saber mais sobre Curitiba visite o site:

O LOCAL DO EVENTO - UNIVERSIDADE POSITIVO
THE VENUE - POSITIVO UNIVERSITY

A Universidade Positivo é uma das mais importantes universidades privadas do país, mas não se limita somente à atividades acadêmicas, pois sua participação em atividades comunitárias e culturais são destaque na vida dos curitibanos. Como um dos patrocinadores do evento IV Congresso Brasileiro de Equoterapia / I Congresso Latino Americano de Equoterapia, brindou o seu Pequeno Auditório, para a realização do encontro.



Uma vista parcial da Universidade Positivo e do Pequeno Auditório do Teatro Positivo




Algumas vista do Campus e do Lago.











Para saber mais sobre a Universidade Positivo - Unicenp, visite o site: http://www.up.edu.br/

O EVENTO

A palavra EQUOTERAPIA foi criada pela ANDE-BRASIL. Caracteriza todas as práticas que utilizam o cavalo, dentro de uma abordagem interdisciplinar para a reabilitação e/ou educação de pessoas com algum tipo de deficiência.

A ANDE-BRASIL, entidade civil, sem fins lucrativos é a instituição que promove e estimula a prática da EQUOTERAPIA no Brasil, capacita profissionais, desenvolve políticas na busca de recursos, promove a inserção desta prática nos currículos do ensino superior, realiza e estimula pesquisas, entre outras. Dispõe de uma estrutura organizacional, de um Conselho Técnico-Científico, e conta com profissionais do Brasil e de outros países para desenvolver suas atividades. Conta com a participação de voluntários para oferecer atendimento gratuito a praticantes de baixa renda. A sua manutenção financeira é realizada por sócios, convênios, doações e mensalidades de aluno de equitação.

O CAVALO

O cavalo acompanha a trajetória do homem desde sua domesticação, e sua contribuíção na evolução humana é inquestionável. O ser humano utilizou o cavalo, tanto com meio de transporte, em batalhas de guerra, para realizar trabalhos que exigem força, para o lazer e práticas esportivas diversas, entre outras. Segundo o zoólogo inglês Desmond Morris em sua obra Contrato Animal, o contrato feito pelo homem com os animais em geral,foi muito benéfico para o ser humano, mas tem sido bastante desvantajoso para o animal.

Porém, é importante mencionar que a utilização do cavalo como instrumento cinesioterapêutico, foi uma das maiores contribuições deste animal para o ser humano que o domesticou. Tudo começou com as descobertas do Dr. Detlev Rieder, da Universidade Martin Luther na Alemanha, que ao medir as vibrações que o passo do cavalo transmitem ao cérebro do cavalheiro concluiu que estas vibrações estimulavam o sistema nervoso simpático. Além disso, se comprovou que o cavalheiro recebe um grande número de informações através da pele de todo seu corpo em contato com o dorso do cavalo. Em simples palavras, a EQUOTERAPIA se desenvolveu com base a todas estas conclusões científicas para utilizá-las como recurso terapêutico para pessoas com lesões motoras, patologias ortopédicas, disfunções sensório motoras, além de pacientes com Síndrome de Down, autismo, paralisia cerebral, deficiência mental, hiperatividade e déficit de atenção , entre outras. Também se beneficiam da EQUOTERAPIA pessoas com distúrbios comportamentais de vários tipos.

Por se tratar de uma terapia tão abrangente, a EQUOTERAPIA se caracteriza pela interdisciplinaridade, e multidisciplinaridade, pois requer a participação de uma equipe de profissionais de distintas áreas.

Para saber mais sobre EQUOTERAPIA, visite o site www.equoterapia.org.br

Vale a pena visitar o site da ANDE-BRASIL, para saber mais sobre a EQUOTERAPIA.


O Coronel Proença, Coordenador de Relações Internacionais da ANDE Brasil, junto aos tradutores. O Coronel Proença organizou o evento com tal profissionalismo, esmero e paixão, que o resultado não poderia ser outro que um encontro inesquecível.




Coronel Cirilo, Presidente da ANDE-BRASIL, com a intérprete.







Dr. René Garrigue, médico francês, Vice-presidente da FRDI - Federation of Riding for Disabled International, palestrante com intensa participação durante o evento. E, uma ex-paciente de Equoterapia que atualmente, segundo relato pessoal, utiliza as pernas do cavalo para percorrer os caminhos por onde passa. Construiu um relacionamento afetivo com o cavalo. através do qual faz contato com o solo e o mundo qua a rodeia.





TRADUÇÃO SIMULTÂNEA

O Teatro Positivo, local do evento, conta com um espaço especialmente projetado para a realização de tradução simultânea, de onde os profissionais têm uma excelente visão dos telões e do espaço total do evento.





Tradutores durante as palestras


O tradutor Pablo Legname socializando com alguns participantes que vieram do Rio Grande do Sul, onde o costume de tomar 'chimarrão' é compartido com os vizinhos Argentinos, Uruguaios e Paraguaios.


EQUIPAMENTO DE SOM

A locação dos equipamentos para tradução simultânea esteve a cargo da Multimidia Audiovisual, uma espresa especializada. Na foto as atendentes responsáveis pelos fones, com os quais os congressistas podiam ter acesso à tradução simultânea.





Nenhum comentário: